POSTED BY fernanda | abr, 13, 2018 |
amamentação aleitamento materno

Quando nasce o bebê, nascem milhões de dúvidas, e dentre elas os questionamentos sobre o aleitamento materno costumam estar presentes. É recomendado que de 0 a 6 meses o bebê se alimente somente de leite materno e em livre demanda, ou seja mama sempre que tem fome ou sede. Isso mesmo: não precisa de água, chás, sucos ou outros alimentos! O leite materno contém todos os nutrientes e sais minerais que a criança precisa, e é produzido exclusivamente para aquela criança, está sempre pronto e é de graça. 

Benefícios do leite materno

Os benefícios do leite materno são bem conhecidos e estudados, não existe leite “fraco”, para o recém-nascido ele é um alimento vivo, que muda de acordo com as necessidades do bebê, fonte de proteção contra doenças, principalmente nos primeiros meses de vida em que a criança ainda não tem imunidade própria eficiente e nem esquema vacinal completo, ainda protege contra outras doenças como obesidade, anemia e alergias. Para a mãe o aleitamento ajuda a perder peso mais rápido e a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e câncer de útero, ovário e mama. Os benefício emocional para ambos, é imensurável, é um momento único entre mãe e bebê, cercado de muito amor e aconchego.

Mesmo sabendo da importância, amamentar muitas vezes não é uma tarefa fácil, no início mãe e filho estão em processo de aprendizagem, o que pode gerar insegurança. Muitas mães enfrentam dor ao amamentar, fissuras mamilares, medo da criança estar com fome, o que leva a um estresse tamanho, que pode culminar no desmame. Para evitar que isso aconteça busque apoio no parceiro (a), familiares e amigos, conte com o pediatra do seu filho.

Lembre-se que para uma mamada eficiente a pega e posição do bebê devem estar corretas, dessa forma a mãe não sentirá dor. Ainda na maternidade peça ajuda e tire suas dúvidas! A consulta com pediatra no 5º dia de vida do bebê também é importante para também corrigir a amamentação e evitar erros que levam ao desmame. 

Amamentar é uma tarefa difícil, às vezes o cansaço, a dor, insegurança são gatilhos para o desmame, mas ao mesmo tempo é uma experiência maravilhosa, não tenha dúvida que está oferecendo o melhor alimento para seu bebê.

Leite materno é amor líquido!

TAGS : aleitamento materno amamentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *