POSTED BY fernanda | maio, 02, 2018 |
febre do dente

Quando a dentição do bebê começa, nem tudo são flores. Os pais ficam orgulhosos e querem mostrar pra todo mundo aquele sorriso fofo com um dentinho só, mas esse momento é marcado por um bebê mais irritado, salivando muito, choroso o que angustia os pais.

O primeiro dentinho surge em torno do sexto mês de idade, mas pode aparecer  até o final do primeiro aninho, e depois, o comum é nascer um dente novo a cada mês, em média, até ter todos os 20 dentes de leite, por volta dos 2 anos.

Então, é bom ler o artigo de hoje, para que você saiba mais sobre a dentição, e o que fazer para aliviar e o desconforto causado pelo nascimento dos dentes no bebê.

O nascimento dos dentes pode causar febre?

Esse assunto é muito controverso e não existe um consenso na literatura sobre o assunto. De qualquer forma, considera-se como febre do dente aquela febre baixa e não persistente, que não ultrapassa os 38º. Alguns especialistas dizem que a febre durante a dentição na verdade é causada por uma virose, já que o nascimento dos dentes debilita um pouco o sistema imunológico, o que faz a criança adoecer mais facilmente. Ou seja, a febre do dente é apenas indiretamente causada pelo nascimento do dente.

A febre do dente geralmente dura quantos dias?

A febre do dente geralmente dura apenas um dia, com a temperatura sempre menor que 38°C. Então, caso a febre dure por mais tempo ou seja mais alta, é importante procurar um médico, para pesquisar a verdadeira causa da febre, já que dificilmente estará associada ao nascimento dos dentes.

dor nascimento dentes bebê

Como aliviar o desconforto causado pelo nascimento dos dentes no bebê?

Seguem algumas dicas para aliviar o desconforto do bebê:

  • Dar um mordedor para o bebê coçar a gengiva. Existem modelos de mordedor gelado, que além de ajudar a coçar, “anestesia” a gengiva, aliviando a coceira.
  • Se o seu bebê não gostar do mordedor, um pano geladinho também pode ajudar.
  • Faça uma massagem na gengiva do bebê usando apenas os seus dedos bem limpos, ou com uma dedeira de silicone.
  • Picolé de leite materno para os ainda em aleitamento exclusivo, ou de suco de frutas para os maiores de 6 meses pode ajudar a aliviar os sintomas.

Quando o dente estiver nascendo, é possível que o bebê não aceite o mordedor ou a massagem, por causa da dor. Se ele reagir negativamente, não insista.

Sintomas do nascimento dos dentes no bebê

Além da febre baixa, outros sintomas podem surgir:

  • Irritabilidade
  • Aumento da produção de saliva
  • Gengiva inchada e mais avermelhada
  • Diarréia (aproximadamente um dia e sem muitas evacuações)
  • Alteração do sono – a criança desperta mais vezes durante à noite, dificuldade para iniciar o sono.
  • Falta de apetite

Vale dizer que a intensidade e a quantidade de sintomas podem variar de bebê para bebê. Algumas crianças passam por essa fase de forma muito suave, enquanto outras o mecanismo é mais sofrido. Como pais tentamos fazer de tudo para diminuir o sofrimento dos nossos filhos,  mas essa fase não traz risco à saúde da criança e é passageira, então no desespero não use de métodos que possam prejudicar seu bebê, como colar de âmbar, por exemplo, ele é contra-indicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria pelo risco de enforcamento e sufocamento.

 

 

TAGS : aliviar febre bebê dentes febre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *