POSTED BY fernanda | abr, 13, 2018 |
fazer bebê dormir a noite

O sono do bebê é uns dos assuntos que gera mais angústia nos pais no consultório: quando o bebê irá dormir à noite toda?

Primeiro devemos estabelecer que é normal o bebê acordar durante à noite, o sono dele é diferente do adulto e alterna em períodos de sono leve com sono pesado a cada 30 minutos. Então nos períodos de sono leve se tiver algum incômodo (fome, calor, frio, fralda molhada, etc), ele acaba acordando. O que nós podemos fazer é minimizar esses incômodos e criar estratégias para que o bebê consiga acordar o mínimo possível, e quem sabe até mesmo dormir durante toda a noite.

Dicas para o seu bebê dormir melhor

Existem algumas dicas que podem te ajudar na tarefa de fazer o seu bebê dormir melhor. Mas você também deve levar em consideração que cada bebê é único,

  • Estabeleça rotina, isso deixa os bebês mais tranquilos, ele consegue antecipar o que irá acontecer. Determine o mesmo horário para atividades cotidianas, como alimentação, banho, sonecas, etc.
  • Coloque seu filho para dormir cedo. Ao anoitecer ocorre a liberação de melatonina, hormônio responsável pelo sono, então o horário ideal para criança dormir é entre 19-20h.
  • Cerca de 30 minutos antes do horário de dormir já diminua o ritmo da casa, escolha atividades mais suaves (música, ler uma estória), desligue TV ou qualquer outro tipo de tela (a luz das telas inibe a produção de melatonina e por isso atrapalha o sono).
  • Higiene do sono é fundamental para uma noite bem dormida, crie um ritual, de forma que a criança se sinta segura e amada, por exemplo: banho, rezar, escovar os dentes e dormir.
  • Organize as sonecas diurnas, bebê que dorme bem de dia, também dorme bem de noite. Quanto mais cansado a criança está, ela demora mais tempo para adormecer e pior é a qualidade do sono.
  • Seguindo o mesmo raciocínio acima, não espere o bebê estar muito cansado para colocá-lo para dormir, reconheça os primeiros sinais (bocejar, coçar o olho, esfregar a face, mexer na orelha) e já leve a criança para dormir.
  • O uso de objetos de transição (“naninha”) pode ser uma boa ideia. Eles deixam os bebês mais seguros, ajudando na hora de adormecer e também quando acordam no meio da noite a dormir novamente. Use objetos que possam ser lavados e fáceis de serem repostos em caso de perda.
  • Crianças que adormecem sozinhas tendem a dormir melhor, porque quando elas acordam já sabem como dormir novamente.

A recomendação de tempo de sono, incluindo sonecas, de acordo com a Academia Americana de Pediatria são as seguintes:
4 a 12 meses – 12 a 16h por dia
1 a 2 anos – 11 a 14h por dia
3 a 5 anos – 10 a 13 horas por dia
6 a 12 anos – 9 a 12 horas por dia
13 a 18 anos – 8 a 10 horas por dia

Seu filho dorme a noite inteira? Se não, peça ajuda ao seu pediatra!

TAGS : bebê sono sono do bebê sono infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *